domingo, 10 de outubro de 2010

O truque é escorregar sempre um pouquinho, porque a disciplina absoluta é para os absolutamente chatos. E chatice envelhece.

Ótima semana à todos!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Política,Democracia e Tiririca.

João Ubaldo Ribeiro:” Política, em qualquer de seus usos, na linguagem comum ou na dos especialistas e profissionais, refere-se ao exercício de alguma forma de poder e , naturalmente, às múltiplas conseqüências desse exercício. Toda maneira pela qual o poder é exercido se reveste de grande complexidade, às vezes não aparente à primeira vista.

George Bernard Shaw : “A democracia, muitas vezes, significa o poder nas mãos de uma maioria incompetente”.

Tem-se crucificado a imprensa pela badalação em torno do fenômeno eleitoral Tiririca. Tem se apelado à palavra democracia para defender o injustiçado parlamentar do preconceito pelo fato de ser analfabeto.
Hoje, participei de um “bate boca de salto alto” com uma parlamentar, no Facebook a respeito do assunto. Ela acusava os profissionais de comunicação e intelectuais (palavrinha besta!) de preconceito contra o povo e contra o Tiririca, de cabresto à democracia. Achei engraçado. Democracia está diretamente ligada à liberdade de expressão, minha cara!
Preconceito? Que preconceito? Como disse acima, democracia também é liberdade de dizer o que pensa. Não tem ninguém crucificando o Francisco Everardo por ter sido eleito. As críticas são de quem tem o mínimo de bom senso em perceber que ele não tem competência técnica para exercer qualquer tipo de poder na esfera pública, e também pelo fato de a justiça ter falhas enormes que não deixam claro o que pode e o que não pode e depois que a coisa acontece, fica tentando remendar o estrago.
Não há dúvida quanto ao fato que o povo o tenha elegido como forma de protesto pela literal palhaçada que é o nosso cenário político. Não creio que o elegeram por acharem que ele entenda de política ou que tenha competência técnica pra trabalhar lá. Creio que foi um protesto branco contra a falta de seriedade de nosso sistema político. Nada contra a pessoa dele. Eu o adoro; mas como celebridade, como humorista!
Precisamos entender: uma coisa é a pessoa ter nascido pobre, conhecer a miséria de perto e saber as necessidades das classes menos favorecidas. Outra coisa é ele entender dos meandros que formam o labirinto do trabalho público. Política é uma soma de ciência com sensibilidade e inteligência. Desses fatores, origina-se a organização social. Pergunto: ele está preparado tecnicamente, cientificamente pra exercer esse ofício? Sensibilidade, bom coração e boa vontade eu estou certa de que tenha. O que discuto é o preparo, o savoir-faire... Você acha mesmo que, neste momento, o Tiririca tem?
O que se discute não é o direito de escolha, mas a intenção com que essa escolha foi feita e a capacidade dele de realmente contribuir para um trabalho bom.
Não é que não estamos respeitando o direito do Tiririca ser eleito e o direito de quem votou nele. Respeitamos tudo e todos!
A indignação é com o nosso sistema que é totalmente maluco e não prevê como devem ser as coisas. Primeiro, permitem que a pessoa se candidate mesmo sendo julgada “incapacitada para tal". Depois, quando percebem a força da voz do povo, querem consertar seus erros à custa do outro. Nesse caso, não é o Tiririca o errado e nem mesmo o povo. O erro está nas nossas leis que não são definidas de maneira cem por cento coerentes.
Ubaldo disse tudo: “É o exercício do poder e também de suas múltiplas conseqüências”. Resta saber quem vai assumir a segunda parte da frase, porque, com o salário de parlamentar no Brasil, a primeira parte é mole!
E ainda querem que achemos normal uma palhaçada destas?