terça-feira, 28 de setembro de 2010

Não sou feliz;mas, tenho marido!

Preciso desabafar!
Amados, não mais aguento essa mania que algumas pessoas tem de querer que eu arrume um casamento! Gente, casamento não é solução para nada; nunca foi! É o resultado de uma parceria que deu certo. De que adianta casar e não estar em paz, feliz, e, principalmente, saber que isso nao tem prazo de validade?!

Parece que retornamos ao século passado, época em que ter um marido ou uma esposa era sinônimo de vida realizada e feliz. Amado leitor, você conhece alguém que esteja em uma busca desesperada para arrumar alguém para chamar de “seu”? E você sabe o quanto esta postura pode ser prejudicial à vida desta pessoa?
Pois é, prejudica sim. Cega, tira o foco em outros importantes objetivos, por vezes até abala a auto estima, pois a pessoa tende a achar que só tem valor se tiver alguem ao seu lado que, via de regra " a quer".
Isso é se desvalorizar. Temos que ter de onde tirar felicidade.

Viver um grande amor é mais do que simplesmente ter alguém do lado para mostrar para a sociedade que você se encaixa no padrão “nascer, crescer, se reproduzir e morrer”. Amar é primeiro se apaixonar e depois, mesmo quando aquele frio na barriga passar, aceitar que a relação amadureceu, mas que vocês juntos são mais felizes do que separados. Eu estou vivendo isso nesse momento. Quando desencanei da posse, da vaidade que a paixão produz, percebi que aprendi a amar e que amor de verdade produz tranquilidade, serenidade.

Nada mais pode unir um casal a não ser a vontade de estar junto, a certeza de que um estará sempre ali quando o outro precisar e, acima de tudo, o respeito e a admiração. Quando a gente deixa tudo isso de lado e passa a conviver com o outro apenas pelo fato de não aceitar estar só, a gente não vive um amor, vive uma união que pode ser encontrada em outros tipos de relação, como as familiares e as de amizade.

Talvez, esta seja uma das explicações para que existam tanto sofrimento e relações mal vividas. Quando não existe o amor, as traições e outros tipos de falta de respeito se tornam mais frequentes. Não que o amor seja sinônimo de fidelidade, mas este sentimento é o primeiro passo para que alguém queira compartilhar uma vida única e exclusivamente com você.

O primeiro passo para quem quer ser feliz por completo é aceitar e aprender a ser feliz sozinha. Amar não é depender de ninguém para ser feliz, mas, sim, se amar, amar o outro e, é claro, ser amado. Mas, para que isso aconteça, é essencial que você aprenda a batalhar pela sua vida e tenha a sua própria individualidade. A essência de uma relação feliz está em unir duas vidas, jamais em transformá-las em apenas uma.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Na Índia, são ensinadas as "quatro leis
da espiritualidade": A primeira lei diz: "A pessoa que vem é sempre a
pessoa certa". Ninguém entra em nossas vidas por acaso. Todas as
pessoas ao nosso redor, interagindo com a gente, têm algo para nos
ensinar e colaboram no avanço de cada situação.

segunda:Aconteceu a única
coisa que poderia ter acontecido". absolutamente nada, do
que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o
menor detalhe. Não há nenhuma outra opção. O que aconteceu foi tudo o
que poderia ter acontecido, para aprendermos uma lição e seguirmos em
frente.Todas, e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas,
são absolutamente perfeitas.

A terceira lei diz: "Toda vez que
você tomar uma decisão, será sempre o momento certo". Tudo só começa na
hora certa, nem antes, nem depois. Somente quando estivermos prontos
para iniciar algo novo em nossas vidas, é que as coisas acontecerão.

A quarta lei diz: "Quando algo termina, é
porque foi concluído". Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas
vidas é para a nossa evolução. Por isso, é melhor soltar, seguir em
frente enriquecido pela experiência. Não é por acaso que estamos lendo
este texto agora. Se ele vem à nossa vida hoje, é porque estamos
preparados para entender que “nenhum floco de neve cairá no lugar
errado”.

É isso. Não há segredo além de aceitar o que vem com serenidade e humildade. Estamos aqui pra observar, aprender e voltar pra casa.
Bom final de semana à todos.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Não existe receita

Hoje de manhã na academia, escutei a seguinte frase: "Silvinha, você precisa deixar de ser boazinha, de ser fina, de pensar em ética...Vai dar uma lição nessa piriguete ou vai sentar no troninho da princesa e deixar ela sair sem tomar uma lição? É aquela velha frase,amiga: Bonzinho só se ferra!"
Passamos grande parte da nossa vida tentando e scolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. E como saber o que é o BEM ( como sentido de valor e virtude), o certo, o correto, o verdadeiro, o honesto? Como saber onde está o caminho? Perceber nossas obrigações e deveres implica em pratica-las? por que temos que observar as normas, os costumes e os princípios? Penso que a reflexão do conflito é questão fundamental da ética! Não há maior demonstração de maturidade que o conflito, a discussão, a luta pela mudança da opinião estabelecida. Há pessoas que não discutem. Ou discutem já com a "certeza da certeza"... Acho certeza algo tão ignorante! A certeza simplesmente não existe!
Quem não discute ou já entra em alguma discussão disposto a não mudar sua opinião é porque não quer discutir.É porque tem medo de perder a razão.
A cultura humana baseia-se em três premissas básicas que sustentam o pensamento sobre a ética.
Uma, diz que o Universo é o centro de tudo; a outra afirma que Deus é o centro das coisas e uma terceira que diz que o centro é o próprio homem.
Se pararmos pra analisar as palavras que separam essas questões, nos deparamos com significados muito diferentes dos que nos baseamos. Ética vem do grego ethos e quer dizer costumes, tradição, sabedoria, religião e senso comum. Caráter quer dizer agir corretamente. Ética e moral , ao contrário do que muitos usam como sinônimos um do outro, não tem significado comum. São coisas bem distintas.
Não se pode responsabilizar à Deus por ter ou não ter esta ou aquela virtude. A vida é individual e as escolhas, pessoais.
O Divino apenas esnina, aconselha; As escolhas são feitas dentro de nós. O livre arbítrio é a maior prova de amor que Deus poderia ter dado aos filhos.
É essa liberdade de escolhas que nos faz mais responsáveis por nossas ações e omissões, pois, toda pessoa tem que responder, diante de si mesmo e diante dos outros , pelo que faz e pelo que diz.
Cada um tem uma meneira particular de agir e é exatamente isso que marca a diferença e torna cada um especial. Eu escolhi agir desta forma, e sem em algum momento percebo que estou errada ou errando, volto atrás e digo: Oops.. peraí.. me atrapalhei, embolei, errei.. foi mal.. dá pra repetir o play?