terça-feira, 14 de abril de 2015

O perigo do vitimismo

Algumas pessoas tem vocação para o drama, para a infelicidade.
E, geralmente, elas pensam que, ocupando o papel da vítima, do coitado,vai atrair a atenção do mundo. Como eu ja disse antes aqui no blog: A posição da vítima é perigosa porque é confortável! Pense em todo mundo te adulando, tratando como quem não tem forças para lutar pela própria felicidade?
Confortável,não??? O suprimento da carência através do tratamento de coitado que o indivíduo tem é perigoso e triste! Muito triste.
As pessoas com a tendência ao " vitimismo" são aquelas que se expressam como " extremamente corretas", impolutas e de moral impecável! A placa da moral é um terreno delicado. Pois, atrás da porta, pode se esconder um coração amargo, maledicente, invejoso, ingrato e não misericordioso.
São pessoas que,geralmente, reclamam de tudo e de todos. Nada serve, ninguém presta.
Culpa a imperfeição alheia pela sua solidão e está sempre insatisfeita com a vida,mas, não a enfrenta na busca pelo que lhe faria feliz. Esse é,na prática o perigo de quem se acomoda ao papel de coitado. Não cosntrói o mundo em que quer viver e culpa aos outros, a vida, Deus e o diabo por suas frustrações.
Deixa de viver, de produzir como poderia -e deveria- produzir, deixa de amar porque se acha perfeito demais para o resto da humanidade. Se esconde atrás de capas e mais capas da hipocrisia, demagogia, preguiça de viver, frustração e da soberba.Sempre apontando o alheio, pois, assim, se esconde em suas imperfeições e no vazio da alma e satisfaz sua vaidade de pseudo moralista.
Eu nasci pra ser muito feliz. Muito feliz mesmo. Em quantidade substancial e generosíssima. Não tenho vocação pra mártir. Se algo ou alguém está me machucando, me viro, reviro, chuto o balde, choro, grito e esperneio,mas, sempre busco aquilo que me faz genuinamente feliz. E pouco me importo se é politicamente correto ou não. Porque, correto, na verdade, é ser aquilo que a gente tem que ser e não do jeito que os outros querem. Querer ser ou fazer algo para impressionar o outro é o primeiro passo para a depressão.Pregar o que não se vive na essência é demagogia. E a demagogia é parente muito próxima da hipocrisia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário